A Gente Que Faz - O Prédio do Antigo Posto de Saúde Poderia Ser Demolido?
Por Rôney Araújo
Quem passa pela Praça Dr. Sérgio Carneiro, em Brotas de Macaúbas, fica surpreso em ver um espaço aberto num local central da cidade. Ali, oito anos atrás, funcionava uma unidade básica de saúde, responsável por atendimentos leves, pela vacinação e tendo outras funções em seu repertório. No final de 2012, o prédio em questão foi demolido com a promessa de uma construção de um centro médico no lugar. O tempo passou e o tal centro médico ficou apenas no papel. Vamos entender o porquê disso a luz dos documentos disponibilizados ao público, afinal de contas, o brotense tem o direito de compreender essa situação e formar seu juízo.
A primeira questão a ser tratada é: o prédio antigo deveria ser ou não demolido? Alvo de muita controvérsia, analisaremos o objeto do convênio celebrado entre o município de Brotas, na pessoa do prefeito Sr. Litercílio Júnior, com o Estado da Bahia.
Com a mudança de gestão em 2012, a prefeita eleita, Srª Cristina Sodré, foi notificada pela demolição do prédio pelo Fundo Estadual de Saúde da Bahia. No ofício, o órgão protesta a ação de derrubada da estrutura e orienta à adequação das pendências além de anunciar a primeira parcela da empreita já creditada em conta. Veja o ofício abaixo.
Depois da última notificação, o município ficou adimplente frente ao fisco do Estado, podendo ser comprovado em consulta no site da transparência (foto abaixo). Por esse entrave, a prefeitura cessou as apelações e a história ficou estagnada desde então.
O QUE DIZEM OS ENVOLVIDOS
Litercílio Júnior
A Assessoria da Prefeitura se pronunciou sobre o assunto. Sintetizando, a nota diz que, para fazer jus ao convênio assinado e para cumprir as exigências estabelecidas pela SESAB e prevista na Portaria nº 50, foi necessário remodelar, em conjunto com o Estado, o objeto do convênio, uma vez sendo o prédio do antigo posto de saúde incompatível com o projeto. Logo, era previsto a derrubada da estrutura. Acompanhe a íntegra da nota.
Cristina Sodré
Em contato com essa coluna, a ex-prefeita, Srª Cristina Sodré, se posicionou sobre o referido assunto. Em síntese, ela afirmou que ao tomar posse, o antigo prédio já havia sido demolido e tentou, junto a SESAB, mudar o objeto do convênio para dar andamento na obra, contudo não obteve êxito. Logo, seria impossível continuar a empreita com as pendências existentes. Confira a resposta na íntegra.
Em suma, concluir algo dessa história toda se torna uma tarefa complicada, uma vez as narrativas, de ambos os lados, têm como objetivo argumentar a legalidade na execução dos atos. Esperamos, de alguma forma, que o leitor tenha conseguido entender um pouco sobre esse imbróglio e forme sua opinião a respeito. Além disso, também esperamos uma ação positiva para aquele espaço, pois, permanecendo daquele jeito, não parece agregar em nada na vida dos brotenses.
Documentos da Internet
24/08/2020
0 comentários:
Postar um comentário