AdSpace

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

SAÚDE PÚBLICA: DEZEMBRO VERDE - DIGA NÃO AO ABANDONA DE ANIMAIS

 
Compromisso com a vida e a dignidade é um dever de todos!

O cuidado com os animais abandonados é uma questão urgente que exige atenção e ação da sociedade. No Brasil há muitos cães e gatos em situação de rua enfrentando fome, doenças e maus-tratos diariamente. Em Brotas de Macaúbas não é diferente. Basta andar pela cidade para flagrar vários animais em situação da abandono, oferecendo risco à saúde pública.

Para enfrentar esse problema, medidas como campanhas de castração gratuitas, ações de conscientização e a criação de abrigos adequados são essenciais. 

A castração é uma das formas mais eficazes de controlar a natalidade, evitando o aumento descontrolado da população de animais de rua. Além disso, a construção de abrigos oferece uma segurança local, onde esses animais podem receber cuidados veterinários, alimentação e a chance de serem adotados. Outro ponto importante é a educação da população sobre a posse responsável, para reduzir o abandono. Normalmente quando o animal é filhote, sobretudo os cachorros, são bastante disputados para aquisição, mas ao passar do tempo, ao perceber que o animal exige muita dedicação, algumas pessoas simplesmente abandonam na rua. 

Abandonar ou maltratar animais é crime no Brasil, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A legislação foi reforçada pela Lei nº 14.064/2020, que aumentou a pena para maus-tratos a cães e gatos, podendo chegar a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda.

Por isso, no Dezembro Verde, vamos reforçar a conscientização para que nossos animais sejam bem cuidados, tornando assim nossa cidade um lugar melhor para se viver.


Foto divulgação
Por Luciano Brotense

SAÚDE PÚBLICA: DEZEMBRO VERDE - DIGA NÃO AO ABANDONA DE ANIMAIS
  • Título : SAÚDE PÚBLICA: DEZEMBRO VERDE - DIGA NÃO AO ABANDONA DE ANIMAIS
  • Postado por :
  • Data : 09:53
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top