Aos 13 anos foi para escola, onde foi alfabetizada em apenas 3 meses de frequência nas aulas. Seus irmãos, que eram muitos ciumentos, não pôde dar continuidade nos estudos, mas mesmo com tão pouco tempo na escola, hoje Dona Margarida sabe ler e escrever é usa o celular para falar com sua família. Manda áudio, faz ligações, escreve mensagem de texto. Dona Margarida com certeza é um exemplo a ser seguido.
Conheceu seu esposo João Gomes de Oliveira, mas conhecido como "João de Selvina", que também era seu primo, aos 15 anos de idade.
Em 16 de setembro de 1951, com apenas 17 anos, oficializaram a união. E do casamento tiveram 12 filhos e adotaram mais uma filha.
Ao todo são 13 filhos, 47 netos, 37 bisnetos e 2 tataranetos.
Margaria criou com mestria seus 13 filhos: Iraci, Zilmar, Edmilson e Valdec - (em memória), João Pedro, Everilda, Antônio, Dermivaldo, Ismael, Jair, Duda, José Luiz e Elisângela.
Sempre trabalhou na roça, onde ajudava seu esposo na lida diária. No cultivo do fumo, muito comum naquela época, a comercialização ajudava no sustento da família, além do plantio de feijão, milho e mandioca, que era para o consumo próprio da família.
Já morando no Pega, hoje Nova Santana, Margarida sempre foi uma mulher guerreira, nunca mediu esforços para cuidar da família. Naquele tempo, não havia água encanada e ela precisava caminhar cerca de 6 a 8 km para lavar roupas no Buriti do Alho, e levava as trouxas de roupas e lata d'água na cabeça.
Sempre acompanhava seu esposo, João de "Selvina", nas cantorias de bandeira pois é muito católica. Devota de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Santana, é conhecida na região como mulher "benzedeira", e muitas pessoas têm fé em suas rezas.
Margarida já passou por grandes perdas. Perdeu seu filho Edmilson quando ele era bebê, em 1992, perdeu sua primogênita, Iraci, em 2006, perdeu seu filho Zilmar. Em 2020 mais uma grande perda; faleceu seu grande amor, seu esposo João de Selvina. Em 2021, mais um grande baque; o falecimento de seu quarto filho, Valdec.
Margarida é uma mulher forte e de muita fé. Apesar das grandes perdas que a vida te proporcionou, continua forte e esperançosa. No próximo dia 08 de Junho, completa 90 anos de muitas lutas e vitórias. A Dona Margarida, a nossa singela homenagem e que Deus continue abençoando sua vida com muita saúde.
Com informações da família
Da Redação, 03/06/2024
0 comentários:
Postar um comentário