Criada em meados de 2020, por mim, Rôney Araújo, a coluna, A Gente Que Faz, nasce com o intuito genuíno de proporcionar, aos leitores do Portal Brotas News, reflexões acerca da política brotense e da região. Os conceitos que sustentaram este projeto pautaram-se sempre na ética, no respeito e na liberdade de expressão, fazendo jus à democracia vigente no nosso país.
Aqui, ao logo de quase quatro anos, debatemos assuntos importantíssimos para problematizar em qual contexto Brotas e sua população estavam inseridas; contribuindo para provocar novas ações e, quiçá, o despertar de um espírito cidadão mais proativo em quem lia minhas singelas linhas. Alguns feitos históricos nessa seara política de Brotas ocorreram por meio dessa coluna; afinal, como ignorar o primeiro Debate Político ocorrido nas eleições municipais em 2020? Sem dúvida, um marco para o munícípio. Esse feito, com plena participação dos representantes do BN, em uma parceria extremamente existosa, entrou para a história da nossa terrinha querida.
Contudo, ao assumirmos a responsabilidade de escrever para um público, já temos a certeza que receberemos diversas pedradas no percurso, e a maioria delas de forma gratuita. E é exatamente nesse fio que explico o porquê de encerrar esse canal de comunicação.
Em 2020, quando fiz uma análise do conjuntura política de Brotas, que naquela época contava com quatro candidatos na disputa, onde frisei os desdobramentos que ocorreriam caso seguissem aquele modelo, e que, como vimos, tudo que eu disse se concretizou. Esse colunista e sua coluna, bem como a equipe do BN, sofreu sistemáticos ataques. E esses ataques ocorreram e ocorrem simplesmente porque os grupos políticos locais não conseguem lidar com fato de existirem pessoas que fazem uma leitura diferente da que eles fazem.
Resistimos, e com a certeza que estávamos no caminho certo no sentido de contribuir com o debate, chegamos em 2024 ainda sofrendo as mesmas ofensas, mas agora com mais intensidade. Dessa vez, o motim para a covardia deu-se diante do último texto publicado, no qual fazíamos, como de costume, uma leitura sobre a situação política momentânea de Brotas. Pessoas ligadas a um grupo político, não só estão ofendendo o colunista e a equipe BN, como estão injuriando a honra de nossos familiares, inclusive com ameaças. Comentários ofensivos foram feitos no caráter pessoal de membros da equipe, tanto nas redes sociais, quanto em grupos de WhatsApp. Comentários estes que ferem a honra dos envolvidos de forma conveniente e sem nenhum fundamento, mas tornam desgastante o seio familiar dos envolvidos.
E como esse trabalho é totalmente voluntário, afinal, desde o princípio deixei claro que minha colaboração era no sentido de elevar o nível do debate, me vi na obrigação de abandonar esse projeto. Definitivamente NÃO VALE A PENA O DESGASTE. Há alguns sujeitos que andam no submundo da corrupção e das vantagens ilícitas, e sentem-se ameaçados pelo que lê aqui. Esses mesmos indivíduos só se preocupam com o poder e pelo usufruto que o erário público lhe concedem; e quando destronados, ficam a espreita para, em qualquer oportunidade, voltarem às mesmas práticas vis de antes.
Creio que algumas pessoas, inclusive representantes do poder público e até gente com nível educacioal elevado, não entendem o que é uma coluna em um portal de notícias e tampouco compreendem o papel da mídia na sociedade atual. Essas pessoas, pasmem, advogam que em uma coluna o colunista não deve opinar, é mole? Confundem uma notícia com um texto dissertativo. Enfim, uma confusão total. Mas, é claro, só reclamam quando as linhas não estão de acordo com a opinião desses. Pensam que eu devo transformar meu espaço em panfletagem política. Comigo não, campeão! Meus textos jamais foram pautados e nunca serão. Tudo que leram por aqui é a pura e cristalina opinião minha, livre e idônea.
Apesar de estarmos tranquilos em relação aos conteúdos postados, resolvemos encerrar a coluna, pois vivemos numa cidade de interior e tais ofensas têm gerado um consumo exagerado de energia e contratempos no âmbito pessoal e profissional deste que vos fala e também na equipe do BN. E como diz o provérbio: "Se custa a tua paz, então não vale a pena." Deixo para os doutores, que alardeiam por aí toda a sua sapiência, suscitarem o debate sério para o desenvolvimento de Brotas.
E por fim, agradecemos ao nosso público que esteve conosco durante esse tempo, concordando, discordando ou criticando de forma construtiva. A todos vocês o nosso máximo respeito e nosso sentimento de gratidão. E quanto ao futuro, não esqueçam: É A Gente Que Faz.
Por Rôney Araújo
10/01/24
0 comentários:
Postar um comentário