AdSpace

terça-feira, 31 de outubro de 2023

BROTAS DE MACAÚBAS: BROTAS NA HISTÓRIA -138 ANOS DA MESTRA QUERIDA PROFESSORA MARIA DE MEIRA LIMA COSTA

138 ANOS DA MESTRA QUERIDA

MARIA DE MEIRA LIMA COSTA 

 "PROFESSORA COTINHA"

Por Wanderley Rosa Matos

Homenagem

A professora Maria de Meira Lima Costa, carinhosamente chamada pelos brotenses de “Professora Cotinha”, foi para o povo brotense a “Grande Mestra do Saber”, a professora que deu início ao sistema municipal de educação e, ensinou muitas das gerações brotenses a ler e escrever, fazendo do nosso município um celeiro de bons educadores.

Origem

Filha de uma tradicional família da Cidade de Barra do Rio Grande – Bahia, formada pelo Senhor Luiz Catarino de Meira Lima Costa e de Dona Tereza de Meira Lima Costa, nasceu no dia 31 de outubro de 1885, e, morreu aos 79 anos de idade em Brotas de Macaúbas, sua “Brotas Amada”, no dia 01 de dezembro de 1964.

A Jovem Professora

Formada no Educandário Santa Eufrásia, uma escola criada pela Diocese de Barra, berçário de professores de toda região do Rio São Francisco, desde os seus primeiros anos de estudo, destacou dos demais alunos, pela inteligência e vontade de aprender, o que lhe rendeu, no final do curso, a honrosa indicação de oradora da turma.

Iniciou a sua carreira como educadora, no Distrito de Formosa do Rio Preto, depois foi transferida para a sede municipal, Santa Rita de Cássia, passou uma temporada em Barra e, de onde veio para Oliveira dos Brejinhos, onde chegou em 1910 e permaneceu por 12 anos.

Mestra Brotense

Foi em 1922, que a convite do então intendente municipal da Vila de Brotas, o senhor Osório de Oliveira Rosa que a Professora aceitou o desafio de assumir a cadeira de educadora de Brotas, dando início, aos 35 anos de idade, a mais significativa mudança, do sistema educacional de uma das mais faladas vilas do sertão baiano – a Vila Agrícola de Nossa Senhora de Brotas.

Festa para a professora

E, assim, a comitiva da professora Maria de Meira Lima Costa, formada por seu esposo, Francisco Mendes da Costa, “seu Santo” como era apelidado, juntamente com duas irmãs, Ana de Meira Lima – que tinha o apelido carinhoso de “Nanoca” e Joana Nepomuceno de Oliveira, “Ponossa”, além de sua companhia de honra, Maria Domingas Zeferina Meneses, que aqui em Brotas, terra de muitas Marias, ficou conhecida popularmente pela alcunha de “Maria da Professora”.

O povo brotense, amantes da educação e da cultura, lhe recebeu com uma grande festa, pois naquele momento, realizava-se um antigo sonho dos brotenses, ter uma “professora formada”, que exercesse a liderança da instrução pública do município, possibilitando um aprendizado sem interrupções, oportunizando uma boa formação dos jovens.

Assim, uma comitiva formada por cerca de 50 cavaleiros, composta por vários representantes da sociedade brotense, a exemplo dos senhores: Antônio Oliveira, o Coronel José João, Major João Arcanjo Ribeiro, Oscar dos Santos Rosa, Dona Ricardina dos Santos Rosa e seu esposo Arthur da Silva Campos, comandando a filarmônica local, foi ao encontro da comitiva da professora, e na Santana, por onde passava a antiga estrada que ligava Brotas a Oliveira dos Brejinhos.

A entrada em Brotas foi triunfante, a frente a comitiva da professora, seguida pelos cavaleiros, ao som dos dobrados executados pela filarmônica e, muitos fogos. 

Na praça central da Vila, ao lado da Matriz de Nossa Senhora de Brotas, a casa que pertencia ao Major Quintino Arcanjo Ribeiro, hoje pertencente à família Porto, foi preparada para receber a professora, e, foi lá que, aconteceu uma solene recepção, com direito a discursos, poesias e músicas e, foi servido uma grande refeição, onde foram servidos comidas típicas, frutas, doces e sucos, todos ofertados pelas diversas famílias brotenses, em sinal de boa acolhida e boas-vindas à mestra e seus familiares.

A professora Cotinha logo se sentiu em casa, e adaptou bem ao clima sereno de Brotas, também gostou do povo brotense, principalmente a juventude, a qual sempre cultivou verdadeira amizade a sua mestra querida.

Tempos depois, vieram morar com a professora, mais duas sobrinhas; Terezinha Lima Pinto de Oliveira e Nivea Pinto Silva, filhas de Martinha de Meira Lima e Oliveira e de Antônio Pinto de Oliveira., e, também estudaram no Educandário Santa Eufrásia e foram professoras e educadoras brotenses.

A professoras Terezinha e Nivea, seguiram os passos da tia, dando sequência à arte de ensinar. Sendo que, a Professora Terezinha Lima casou com Nivaldo Rosa Campos e tiveram quatro filhos: Zilca Lenira, Edilson, Nivaldo e Lícia Laíse Oliveira Campos e a professora Nivea Maria casou-se com o Jovem Álvaro José da Silva, com o qual teve cinco filhas: Rilza Maiave, Cleide, Linamar, Ana Lucia e Adriana todos eles criado no convívio direto da avó Cotinha.

Brotas Amada

Diante da amizade e carinho que encontraram por aqui a Professora Cotinha e sua família se adaptaram tão bem a nossa cidade que logo passaram a considerar os brotenses como seus conterrâneos e irmãos pelo coração.

E foi assim que a Professora Maria de Meira Lima Costa, a nossa querida Professora Cotinha, por mais de trinta anos, foi a educadora dedicada e carinhosa, que ensinou centenas e centenas de estudantes a ler e escrever, tendo contribuído decisivamente na formação educacional e cultural, de mais de três gerações de brotenses, e, dos demais municípios circunvizinhos.

A Eterna Mestre

Na noite do dia 01 de dezembro de 1964, aos 79 anos, a nossa  estimada Professora Maria de Meira Lima Costa foi convocada por Deus a continuar sua tarefa de educadora, em outra morada, o seu passamento causou uma tristeza profunda, no coração dos brotenses, como de toda região, abrindo uma lacuna irreparável no Sistema Municipal de Educação.

Nossa “BROTAS AMADA”, como ela se referiu a nossa cidade, perdeu naquela noite sua eterna mestra, amiga e conselheira, mulher corajosa, que fez do nosso município uma referência regional na educação e na cultura.

Uma Escola em Sua Homenagem

Em sua homenagem, seu nome está eternizado em uma das principais escolas do município, - Escola Municipal Professora Maria de Meira Lima Costa, que atualmente com 245 alunos e, que tem como diretora a professora Eliene Sodré do Espírito Santo, que conta com a colaboração dos seguintes professores: Adalzira de Souza Santos, Angélica Reis Santos, Auristela Oliveira Santos, Claudeci Araújo Sodré, Elba Tatiana Araújo Santos, Elisângela Rosa de Oliveira, Jovita Teixeira Regis, Maria, Maria Helena Araújo Ribeiro, Marilena Ribeiro Barreto, Naldir Pereira de Souza, Natalice Araújo Ribeiro, e, ainda dos auxiliares: Aíria Mendes Ribeiro dos Santo, Almir dos Santos Pereira, Cleide Alair Clementina de Souza, Cristiane Oliveira de Souza, Edilane Rodrigues dos Santos, Liara Souza de Miranda, Linda Inês Ribeiro de Oliveira, Maisa de Souza Barbosa, Maria Ursulina da Trindade, Marinéia Francisca da Silva, Marlene Clementina de Miranda Araújo, Neuza Vieira Pereira e Vanusia Santos Barbosa.

Netos e Bisnetos continuam a obra da Professora 

Edilson Oliveira

Nesta data especial, queremos aqui deixar registrado o nosso agradecimento a ela por tudo que fez pela educação e também por ter dado a Brotas, filhos, netos e bisnetos e tri-netos, professores, médicos, administradores, arquiteto, economista e, gestores, aos quais, saudamos na pessoa de dois destacados descendentes, o neto e empresário, Edilson Oliveira Campos que com a sua capacidade de gestor e empreendedora, tem dado a Brotas, grandes empreendimentos no setor de gestão condominial como a Logo Gestão Condominial, BM Auto Peças, BM Fitness, além do Balneário Thai e Thi e Pousada Vovó Terezinha, Engenho Pé do Morro, empreendimentos esses que atualmente empregam mais de quatrocentos jovens, todos treinados e contratados legalmente, além de receberem os devidos treinamentos, dispõem bons ambientes de trabalho e, são bastante valorizados e incentivados em suas atividades diárias.

Duilio Oliveira

Duílio Oliveira é Bisneto da professora, um arquiteto experiente e que com seus traços suaves e encantadores, dá vida à várias obras públicas e particulares, em Brotas e região, como é o caso da primeira etapa da urbanização da entrada de Brotas, o Parque Municipal, recém-inaugurado e da Rua Coronel José Campos - o Calçadão, no centro da cidade.

A Professora Maria de Meira Lima Costa e aos seus familiares, dedicamos todo o nosso carinho e o reconhecimento pelo desenvolvimento que proporcionou a esta Terra Querida.

 

Hino a Brotas

Letra: Professora Maria de Meira Lima Costa

            Música: Manoel Barbosa Campos

 Brotas Amada

Cidade de outeiros

Onde um açude sereno

Espelha entre verduras

             Brotas Amada

Cidade de Outeiros

            Teu Clima traz

Branda Frescura

 Terra do afamado fumo

Eis a riqueza dos teus habitantes

Fonte cristalina

Onde uma água corre

Entre lajes e gramas

Deslizando fina.

 

Hino Gratulatório em memória da Professora Maria de Meira Lima Costa, por ocasião da inauguração do Grupo escolar que tem o seu nome, em Brotas de Macaúbas – Bahia.

 

Irmã Adelite Pereira de Oliveira

 

A ti vamos, cara mestra,

Com grande prazer e glória,

Neste dia de júbilo e festa,

Enaltecer tua memória!

 

Foste mestra mui querida

Para várias gerações

Que te bondizem na vida

Em continuas louvações!

 

Coroa de joias raras

Orna tua fonte sã,

Simbolizando a seara

Que plantaste com afã!

 

Como aqueles que formaste

Rende-se preito igual,

Cantando com muita arte

A mocidade atual!

 

Ciência, justiça, bondade,

Inteligência sem par.

Unindo o amor a verdade,

Foste de mérito invulgar!

 

Exaltada sempre sejas,

Maria de Meira Lima Costa,

Como estrelas benfazejas

A iluminar nossa BROTAS!

 

Todos nós te veneramos,

Pois soubestes merecer;

Nosso amor a ti ofertamos

Mestra de grande saber!

 

Textos e Fotos - Wanderley Rosa Matos
Da Redação, 31/10/2023

BROTAS DE MACAÚBAS: BROTAS NA HISTÓRIA -138 ANOS DA MESTRA QUERIDA PROFESSORA MARIA DE MEIRA LIMA COSTA
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: BROTAS NA HISTÓRIA -138 ANOS DA MESTRA QUERIDA PROFESSORA MARIA DE MEIRA LIMA COSTA
  • Postado por :
  • Data : 11:30
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top