À medida que aproximamos de 2024, aumentam as especulações sobre as eleições municipais. A principal indagação que ecoa aos quatro cantos do município é: quem será o próximo prefeito de Ipupiara?
Diferentemente de Brotas de Macaúbas, que nas últimas eleições municipais houve alternância de poder, em Ipupiara, quem comanda há mais de 20 anos é apenas um grupo político liderado pelo empresário Ascir Leite.
Acompanhando algumas especulações no município e região, principalmente através de comentários nas redes sociais, os possíveis nomes que vamos apontar nesta publicação, são apenas SUPOSIÇÕES, o que pode ou não se concretizar. Não existe nada oficial, até porque ainda não estamos sequer no ano eleitoral, muito menos no período das convenções municipais.
O primeiro nome que pudemos mencionar nesta postagem é de Alcides, mais conhecido como Sidú – Empresário, reside em Ipupiara, é casado, ex-vereador por dois mandatos, há alguns anos é mencionado como possível nome dentro do grupo político de situação, inclusive em eleições anteriores, quando foi lembrado, sobretudo para a posição de vice-prefeito. Nos dois pleitos anteriores, 2016 e 2020 não obteve sucesso, ficando com a vaga, o atual vice-prefeito, Vanderlino Vieira (Vande Preto). Há de se verificar se a sorte para Sidú muda dessa vez. Atualmente não ocupa função pública.
Outro nome cotado para sucessão de Ascir Leite é o Dr. Ricardo - Jovem advogado, solteiro, residiu até o ano de 2022 em Barreiras e retornou recentemente à sua terra natal. Ele também é um possível candidato ao cargo do executivo. Aliado do prefeito Ascir, Ricardo é filho de “Ticão”, ex político que disputou a eleição municipal no ano de 1988, perdendo a disputa naquela oportunidade para Gildásio Sodré. Ricardo Ganhou maior alinhamento ao prefeito nas eleições presidenciais de 2022, quando, assim como Ascir, apoiou incondicionalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Outro possível nome a concorrer o cargo de prefeito, é Wellington Bessa (Big) - Atual Secretário de Finanças, é professor, casado, residente em Ipupiara, exerce o cargo de secretário desde 2017. Até pouco tempo era o nome mais cotado para concorrer às eleições 2024. Desde quando assumiu a pasta, foi reconhecido como uma pessoa de fácil dialogo e boa capacidade administrativa. Big é visto como alguém que poderia agregar e dar novo gás para manter no poder o grupo político que comanda o município desde os anos 2000.
Emiliano Neto (Mimi) – É sobrinho do atual Prefeito, solteiro, nunca ocupou cargo público, reside há quatro anos na cidade de Irecê, onde administra um atacadão do ramo de vestuários. Apesar da pouca idade, Emiliano carrega no sangue, o espírito empreendedor da família e já pode ser considerado um empresário de sucesso. Mimi aparenta ser a principal aposta do prefeito Ascir para continuar administrando o município por mais 4 anos. Desde Junho de 2023, o prefeito, ao lado do pai do possível pré-candidato, o empresário bem conceituado, Aroldo, vêm apresentando o nome do até então desconhecido jovem no cenário político à disputa do pleito que se seguirá.
E a oposição, como tem se comportado diante da movimentação do grupo político da situação?
Ao que se sabe, o principal nome para tentar derrubar a hegemonia do atual grupo político que comanda o município desde o ano 2000, é Marcus Vinícius, mais conhecido como Babaco. Empresário do setor de confecções, dono da Ipupiara Distribuidora, Babaco carrega em seu DNA na política, o nome de sua mãe, a Professora Ieda, que foi vereadora por dois mandatos. Ele aparece como principal força da oposição. Jovem empresário bem sucedido, é casado e tem dois filhos. Ao que se comenta aos quatro cantos do município, é o nome mais forte para enfrentar o grupo de Ascir e quebrar o tabu que perdura desde os anos 2000.
Decerto, não podemos cravar nada. Porém, o que sabemos é que a política municipal mexe com os ânimos das pessoas e por isso, torcemos para que tudo transcorra em paz e que vença o Estado Democrático de Direito. Independente de quem sejam o candidatos, desejamos sorte aos postulantes ao cargo e que vença o melhor.
Vamos aguardar as “cenas dos próximos capítulos”...
Por Rôney Araújo
Fotos Reprodução Redes Sociais
Da Redação, 16/09/2023
0 comentários:
Postar um comentário