AdSpace

sexta-feira, 12 de maio de 2023

BROTAS DE MACAÚBAS: MORRO DO CRUZEIRO, NOVO PARQUE EÓLICO DA STATKRAFT, AVANÇA NA CONCRETAGEM DAS FUNDAÇÕES DOS AEROGERADORES


Metade das fundações do parque eólico já passaram pela fase, considerada a última da construção dos elementos estruturais das obras civis

A Statkraft, empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa, avança na primeira etapa da construção do parque eólico Morro do Cruzeiro, localizado na Bahia. A empresa completou 50% da concretagem das fundações dos aerogeradores do projeto. Cada fundação utiliza 47 toneladas de aço e 380m³ de concreto.

Segundo Guilherme Melo, Diretor de Projetos em Construção, o marco de início das concretagens é de grande importância no cronograma do projeto. "Para se chegar nesta etapa, foi necessário realizar um grande esforço nas etapas anteriores, tais como: detonações, terraplenagem, grandes cortes e aterros, escavações, análise e aprovação de projetos executivos e relacionamentos com a comunidade", destaca.

Além da concretagem, Statkraft está trabalhando ainda na finalização dos acessos e plataformas para recebimento dos grandes componentes dos aerogeradores.  

A empresa norueguesa também está finalizando o seu maior empreendimento fora da Europa: o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia, região Nordeste do país. A produção de energia renovável do Complexo deve atingir 2.300 Giga Watt-hora (GWh) por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras. Com área abrangente totalizando 489,18 hectares, o Complexo contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada, e gerará quase 2 mil empregos diretos e indiretos. Apesar da finalização da obra, o complexo, que teve investimento de R$ 2,8 bilhões, já entrou em operação em operação comercial, após aprovação da Aneel, agência reguladora, no início do ano.    

Sobre Morro do Cruzeiro  

Morro do Cruzeiro é um projeto eólico greenfield e é uma ampliação do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, ativo da Statkraft em operação, localizado na Bahia. A ampliação será composta por 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as excelentes condições de vento na região, o projeto vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências.   

A construção do parque eólico faz parte da estratégia de crescimento do Brasil.

Sobre a Statkraft

A Statkraft é uma empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. A Statkraft e é uma empresa global em operações no mercado de energia. A Statkraft tem 5.300 funcionários em 21 países.  

Com ações pautadas pela ética e transparência, a empresa está presente no Brasil desde 2012, com sede localizada em Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 18 ativos de geração renovável no Brasil, com cerca de 450 megawatts (MW) de potência instalada.  

A empresa é a primeira geradora a oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no País, certificando por meio do I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), a origem da produção de sua energia, o que garante que a operação é sustentável. 


Fonte: Assessoria de imprensa - Lacomunica
Da Redação, 12/05/2023

BROTAS DE MACAÚBAS: MORRO DO CRUZEIRO, NOVO PARQUE EÓLICO DA STATKRAFT, AVANÇA NA CONCRETAGEM DAS FUNDAÇÕES DOS AEROGERADORES
  • Título : BROTAS DE MACAÚBAS: MORRO DO CRUZEIRO, NOVO PARQUE EÓLICO DA STATKRAFT, AVANÇA NA CONCRETAGEM DAS FUNDAÇÕES DOS AEROGERADORES
  • Postado por :
  • Data : 14:03
  • Categorias :
  • Comentários Facebook
  • Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Top