Aos interessados em doar na região de Ipupiara e Brotas de Macaúbas, deverão realizar a coleta do sangue no Hemoba em Seabra, nos dias (terça, quarta e quinta - das 14:30 e às 17:30 e às sextas-feiras, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00). O doador precisa ter idade entre 18 e 55 anos. Levar documentos oficial com foto. Se for cópia, precisa ser autenticada. Assim que encontrar um doador compatível, o transplante da medula será realizado em Curitiba, capital do Paraná.
Conheça o procedimento para doação:
- O primeiro passo para esse procedimento, é a doação do sangue para identificar a compatibilidade do doador com a criança.
- O transplante é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas.
- A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções. – O procedimento leva em torno de 90 minutos.
- A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.
- Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.
- Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a doação.
Há outro método de doação chamado coleta por aférese. Neste caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco (células mais importantes para o transplante de medula óssea) circulantes no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina de aférese, que colhe o sangue da veia do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos do sangue que não são necessários para o paciente. Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia.
0 comentários:
Postar um comentário