O Cemitério São José da comunidade de Sodrelândia, foi fundado no dia 15 de agosto de
1961, quando foi sepultado o corpo de João José dos Santos. Algum tempos depois, Isabel Araújo de Oliveira, filha de "Joao de Bino" e Julinda da comunidade de Humaitá, foi a segunda pessoa que foi sepultada naquela propriedade, localizada próximo à estrada que liga Sodrelândia à comunidade de Pintada. Isso
despertou nos moradores o desejo de construir paredes para que os restos
mortais de seus entes queridos ficassem num local digno.
Um grupo formado por Sinésio, Dôca,
José Valdivino, Fabião Sodré, Durval, Sebastião Sousa, Domingos dos SantosRosa,
José dos Santos Neto, João Evaristo, Osório Barreto, João Apolinário, Bada, Né,
Dezim, Toninho, Nino, Dete Francisco José Fernandes dentre
outros, trabalharam para construir as paredes, formando assim o cemitério local. Logo depois de terminado, Francisco Fernandes veio a falecer, sendo a terceira pessoa a ser sepultada. O Cemitério de Sodrelândia, não serviu apenas aos moradores da comunidade. Muitas pessoas de outras localidades, tem seus restos mortais sepultados lá. Moradores de Bela Sombra, Nova Santana, Buriti do Alho, dentre outra comunidades, têm seus entes queridos "repousando" no cemitério São José.
Desde a sua construção, e mesmo com o grande aumento de corpos sepultados no cemitério, onde muitos túmulos já se perderem devido aos descuidos de alguns familiares, o cemitério jamais passou por uma reforma sequer, e um local onde deveria ser preservado em respeito àqueles que contribuíram para sua construção, encontra-se numa situação precária e de total
abandono. É triste ver o cemitério abandonado de tal forma. A responsabilidade pela preservação do lugar, não é apenas dos moradores de Sodrelândia, mas também das pessoas de outras comunidades que tem algum parente sepultado naquele lugar.
Para que esse projeto saia do papel, é necessário
que todos, sem exceção, colaborem. Seja financeiramente ou de alguma outra forma como a mão de obra, visando o bem comum, e assim como foi feito na Igreja, o cemitério possa ter "cara nova". A conta para depósito é :
Ag 3204 Aperação 013 Conta Poupança 28948-4 - Caixa Econômica Federal, em nome de Joselita Sodré de Souza
Mais informações pelos telefones a seguir:
(77) 99148-7063- Maria Dirce - Tim/WhatsApp
(75) 9231-8496 Tone de Ana
(77) 9192-1067 Marcos ou Graça)
O Grupo tem a pretensão de concluir a obra, já em março de 2018, época que a comunidade comemora a festa de seu padroeiro São José.
A Comunidade de Sodrelândia, desde já agradece a colaboração e empeno de todos
Fotos Divulgação
Brotas, 01/11/2017
0 comentários:
Postar um comentário